Confira alguns cuidados necessários na hora do banho de seu animalzinho e transforme esse momento em uma experiência de interação e carinho.

FREQUÊNCIA:

A frequência dos banhos depende muito do dia a dia do seu cão. Os banhos podem ser semanais, quinzenais ou mensais, variando de acordo com a necessidade (por exemplo: cães que passeiam bastante na rua, possuem mais necessidade de banhos). Por outro lado, banhos em excesso podem fazer mal para seu animal de estimação: dar 1 ou 2 banhos por semana faz com que a pele do cão perca a proteção natural, deixando-o exposto a alergias e outras doenças.

SHAMPOO:

Deve-se utilizar sabonete ou shampoo próprios para cachorros. Existem shampoo indicados de acordo com a pelagem do cão: pelos brancos, pelos escuros, antialérgicos e antipulgas.

HORÁRIO:

O melhor horário para o banho é entre as 11h e as 15h, onde a temperatura natural está mais agradável para que o cachorro não fique com frio.

CUIDADOS:

Tenha cuidado com os olhos e os ouvidos do animal. De preferência, use um pouco de algodão em cada orelha dele. Não lave a cabeça do cão com esguicho de água muito forte e tome cuidado para que o shampoo não caia na região dos olhos.

SECAGEM:

Seque bem seu animal com a ajuda de uma toalha e um secador. Não deixe pelos úmidos, nem ouvidos molhados. Muito menos deixe que seu pet se seque sozinho porque isso pode deixá-lo por muito tempo e causar alguma doença.

ESCOVAÇÃO:

É necessário, também, cuidar dos pelos do animal antes e depois do banho através da escovação. A escovação antes do banho remove os pelos soltos, facilitando bastante a eficácia do sabonete ou do shampoo.